Site do Livro Concreto Estrutural Avançado
Análise de Seções Transversais sob Flexão Normal Composta
A análise de seções transversais de concreto estrutural é tarefa básica e rotineira do engenheiro calculista. A verificação e o dimensionamento de seções, longe de serem assuntos mortos, podem ser feitos com bastante precisão e com ferramentas computacionais modernas, propiciando, inclusive, economia. Tabelas, ábacos e diagramas simplificados são, definitivamente, coisas do passado.
Apresenta-se a análise de seções transversais de forma racional e consistente, partindo do diagrama dos materiais componentes (concreto e aço). Eliminando, preliminarmente, o vínculo da distribuição de deformações com o Estado Limite Último, são obtidos os esforços resistentes da seção quando submetida a uma distribuição de deformações arbitrária.
Utilizando o Método de Newton-Raphson pode-se, então, verificar a capacidade resistente de seções transversais submetidas a esforços previamente conhecidos. Trata-se de um sistema não linear de duas equações a duas incógnitas, resolvido numericamente. Se a seção for capaz de equilibrar os esforços aplicados verifica-se a distribuição de deformações com relação aos critérios de resistência usuais, sem ferir a normalização vigente.
Considerando que o dimensionamento prático traz naturalmente restrições mínimas e máximas da área de armadura, pode-se aplicar o processo da bissecção com verificações sucessivas, dentro de uma precisão pré-fixada. Realiza-se, dessa maneira, uma otimização (minimização) da área de aço e problemas bastante genéricos podem ser enfrentados com a metodologia.
Este livro apresenta de maneira original, precisa, moderna e completa a análise numérica de seções transversais de concreto estrutural sob a atuação de força normal e momento fletor. Vários exemplos são apresentados, discutidos e comentados, propiciando um aprofundamento natural no entendimento da matéria. Curvas de interação, rigidezes da seção, Método de Newton-Raphson e processo da bissecção são alguns dos assuntos que serão compreendidos com a leitura cuidadosa deste material.
Nesta 3a edição todos os exemplos foram revisados e estão de acordo com a normalização vigente no ano de 2024, para um concreto de alta resistência, com a utilização exclusiva do diagrama tensão-deformação não linear, sem simplificações.